"Pick up" bate recorde do Mundo… de voo!

Coloquemos já a proeza em perspectiva para dar uma ideia concreta daquilo de que estamos a falar. Imagine-se sentado mesmo ao centro de qualquer um dos maiores estádios de futebol de Portugal e que, de repente, uma daquelas enormes "pick up" norte-americanas atravessa o campo todo e ainda mais um bom bocado… a voar!

Pois foi exactamente algo equivalente a isso que Bryce Menzies conseguiu, ao estabelecer um novo recorde do mundo de salto em comprimento em automóvel, tendo conseguido alcançar a impressionante distância de 115 metros! E, como se pode ver no vídeo, com (aparente) facilidade… Atendendo a que os relvados de futebol de maiores dimensões têm pouco mais de cem metros já se percebe a analogia!

Menzies utilizou a "pick up" com que habitualmente corre nas Lucas Oil Off Road Racing Series, aquele campeonato americano de que, por vezes, vemos imagens na televisão, em que poderosíssimas carrinhas destas competem lado-a-lado, protagonizando saltos gigantescos. Mas nada desta dimensão… São "pick up" com motores de 800 cv e pesos muito aligeirados, além de enormes cursos de suspensão para absorverem bem os impactos.

Contudo, para esta proeza, Menzies necessitou de uma pista feita à medida, com duas longas rampas, uma para descolar e outra de recepção do salto. Tudo medido ao centímetro, contas feitas à velocidade, ao peso e aerodinâmica do carro e à velocidade e direcção do vento – pois é, meninos, até para "brincar" a Matemática faz falta!... –, mas num cenário digno deste feito: uma cidade-fantasma dos "cowboys" foi o cenário escolhido para proporcionar imagens fenomenais!


Ao fim de quase um ano de preparação – veja o vídeo acima que mostra a dificuldade dos preparativos! –, foram ainda muitos dias de treino. Na hora marcada, Bryce Menzies acelerou a sua "pick up" e, esgotada a rampa de lançamento, voou ao longo de 115 metros. Tudo registado e oficializado por um representante do "Guiness Book of Records"!



Em destaque